O faturamento do setor atacadista distribuidor cresceu +5,4% no primeiro semestre de 2025, segundo dados do Termômetro ABAD/NielsenIQ, em comparação com o mesmo período do ano anterior, sempre em termos nominais. Dentro desse intervalo, junho registrou o menor crescimento (+1,2%), enquanto março foi o mais expressivo, com alta de +8,4%, ambos em relação aos mesmos meses do ano anterior.
Na comparação entre junho e maio de 2025, houve uma retração de -7%, comportamento semelhante ao observado em 2024, quando o recuo no mesmo intervalo foi de quase -5%.
Com uma inflação acumulada de 5,35% no mesmo período, o resultado nominal de 5,4% sinaliza um crescimento praticamente nulo em termos reais.
“O setor conseguiu manter um desempenho positivo do ponto de vista nominal, o que, diante do atual cenário econômico, já representa um esforço significativo”, avalia Leonardo Miguel Severini, presidente da ABAD e da UNECS.
“Sabemos que o crescimento real é praticamente inexistente, o que reforça a importância de seguir atuando por um ambiente econômico mais favorável. Seguimos enfrentando juros elevados, instabilidade no consumo das famílias e incertezas em torno da regulamentação da reforma tributária. Ainda assim, a cadeia de abastecimento tem demonstrado resiliência e continua sendo um pilar estratégico para o país.”
Sinais do varejo
O estudo da NielsenIQ também traz insights sobre o comportamento do varejo nacional. Embora junho tenha apresentado desaceleração no valor total comercializado, houve leve recuperação no volume de vendas, com destaque para os canais Farma e Eletro.
No setor farmacêutico, o crescimento foi registrado em todas as regiões, com destaque para o Nordeste e o Centro-Oeste. Já o varejo de alimentos foi impactado pela redução nos preços de frutas, legumes e verduras, que estimulou o consumo, mas não compensou em faturamento.
No cenário macroeconômico, a balança comercial teve superávit de US$ 5,9 bilhões em junho, o menor saldo para o mês nos últimos seis anos. Além disso, a confiança do comércio recuou pelo segundo mês consecutivo.
Participe do Termômetro ABAD/NielsenIQ
A ABAD convida empresas do setor a participarem da pesquisa mensal do Termômetro ABAD/NielsenIQ, uma ferramenta estratégica para a geração de inteligência de mercado e fortalecimento do canal indireto.
Para participar, basta clicar AQUI e assinar o Termo de Adesão. As informações são sigilosas e tratadas em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).